segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Igreja Santa Terezinha

Após a fundação do Instituto Santa Teresinha, uma obra de grande porte idealizada pelo Padre Antônio Ribeiro do Rosário e pelas irmãs Carmelitas Rosália, Oralice e Salvadora que contou com apoio moral do Bispo de Campos Dom Antônio de Castro Mayer , tornou-se realidade a 29 de agosto de 1965. Trata-se de um Instituto Secular, nos moldes da Constituição Apostólica (Próvida Mater), do Papa Pio XII.

O crescimento espiritual foi grande em torno do Instituto, o que exigiu a construção de uma Igreja. Pensou-se, então, em adquirir um terreno onde pudesse conter o templo e obras assistências.

Em 25 de julho de 1970 começou a ser construída a Igreja Santa Teresinha., localizada à rua Artur Nogueira, 190 no Bairro da Pecuária. Idealizada pelo hoje, Monsenhor Antônio Ribeiro do Rosário, a obra levou em média, 5 anos para ser concluída. Um amplo terreno medindo 34 mil metros quadrados foi comprado em nome da Mitra Diocesana de Campos e com a ajuda da Prefeitura Municipal de Campos que forneceu, inclusive operários, a bela planta elaborada pelo engenheiro Dr. Raul Davi Linhares Corrêa, com cálculos do Dr. Gil Vieira Terra, o Templo Foi erguido.

No espaço reservado à construção do templo, ainda foi erguido um ambulatório médico, com a direção da Dra. Ivenilda da Silva Pinto e para isso contribuiu ainda Vasconcellos Torres. Foi edificada ali, a escola Santa Teresinha, que veio a ser dirigida pela Professora Edna Pereira da Silva.

Antes dessa obra de grande vulto ficar pronta, as Celebrações Eucarísticas eram feitas em uma pequena casa, que ficou como uma capela provisória, localizada na rua Almir Soares n.º 31- Pecuária.

Somente em 05 de março de 1995 foi criada e inaugurada a Paróquia Santa Teresinha pelo Bispo D. João Corso. O seu primeiro administrador Paroquial foi Pe. Anthony Palamattath Ittop empossado na mesma data.

Em 27 março de 1999 assume a paróquia o Padre Gilmar dos Prazeres Silva, empossado pelo bispo da Diocese Dom Roberto Gomes Guimarães, como Administrador Paroquial.

Em 28 de Abril de 2002 o Padre Gilmar tomou posse como o Primeiro Pároco da Paróquia Santa Teresinha.

Hoje a igreja e considerada uma das maiores do estado do Rio de Janeiro com capacidade em média 1100 pessoas sentadas.

Por Rita de Cássia da Silva Gordo

Nenhum comentário: