segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Basílica do Santissímo Salvador




A preocupação do poder público municipal com a memória da cidade vem crescendo nos últimos anos e o prefeito Alexandre Mocaiber, no último dia 6, Dia de São Salvador, determinou o tombamento das sete igrejas tradicionais do Centro da cidade. As igrejas de Campos formam um circuito turístico à parte e ajudam a contar a história religiosa do município.
De acordo com a secretária de Planejamento e presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Arquitetônico Municipal (Coppam), Silvana Castro, em 2003 a Associação Norte Fluminense de Engenheiros e Arquitetos (Anfea) fez o levantamento dos prédios antigos e históricos na cidade (mais de 400) e, desde então, Prefeitura e Ministério Público estão trabalhando juntos para preservar o maior número de prédios com restaurações e, agora, tombamentos.

― É o primeiro tombamento municipal. Pelo nosso novo Plano Diretor, algumas áreas foram delimitadas como Área Especial de Interesse Cultural do Centro de Campos (Aeic) e esse tombamento foi a primeira ação efetiva do poder público no cumprimento do novo Plano Diretor ― diz. O decreto tomba as seguintes igrejas: Catedral Diocesana, Nossa Senhora da Lapa, São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Boa Morte, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora do Terço. Pelo decreto, os prédios citados deverão manter as características originais, sendo possível apenas as restaurações rotineiras, de acordo com a necessidade de preservação.

Prédios particulares ― Quanto aos prédios antigos de particulares, o Ministério Público está solicitando seus proprietários para orientá-los na preservação de seus prédios. Nestes casos, a Prefeitura oferece isenção de IPTU. “O MP chama os proprietários e dá um prazo para que sejam efetuadas as obras de preservação. Quem não efetua é chamado novamente para dar esclarecimentos e os que efetuaram periodicamente têm seus imóveis avaliados para darmos ciência ao Ministério Público”, explica Silvana Castro, informando que dentro desta proposta, vários prédios nas ruas Santos Dumont, João Pessoa e XV de Novembro já estão em fase de recuperação e recuperados.
Por Rita de Cássia

Nenhum comentário: