TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS
“Turismo de Negócios e Eventos compreende o conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social.”(Ministério do Turismo)
O Evento
O termo - evento - chegou até nós, através do inglês, "coming events" significando em uma versão mais ampla: "vai haver um acontecimento".
Considerado um produto turístico capaz de por si só, gerar fluxos e aumentar a estacionalidade do turista no pólo receptor, compete com o apelo motivacional das atrações naturais, culturais, ou suprir a ausência de ambas. Como produto turístico, o evento necessita passar pelas mesmas técnicas mercadológicas utilizadas quando da promoção e lançamento de qualquer produto, com adaptações às peculiaridades do setor turístico, onde o fator diferencial é o que mais vende.
A conquista do público deve iniciar-se no núcleo promotor, crescendo em círculos concêntricos em direção às regiões circunvizinhas e ganhando amplitude à medida que o evento se fortalece, adquirindo âmbitos: estadual, nacional e internacional.
O setor cresce de maneira bastante acentuada exigindo cada vez mais métodos de planejamento e organização, espaços bem equipados, profissionais especializados e marketing competitivo na disputa por uma fatia do mercado, que movimenta no mundo aproximadamente US$ 850 bilhões e no Brasil R$ 1,3 bilhão, gerando 3 milhões de empregos.
Segundo dados da Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux são realizados no país, aproximadamente 327 mil eventos por ano e os investimentos no segmento de turismo de eventos e negócios, já representa 8% de todo marketing promocional.
Somente o mercado de viagens corporativas no Brasil movimenta anualmente R$ 33,6 bilhões e gera 260.574 empregos diretos e indiretos. As empresas gastam por ano um total de R$ 15,5 bilhões com viagens de seus funcionários que representam 66,21% do PIB dos segmentos de: locação de veículos (25%), aéreo (57%) e hoteleiro (62%). Fonte: - Indicadores Econômicos das Viagens Corporativas -
No Paraná, a partir da década de 90, Curitiba e Foz do Iguaçu começam a consolidar-se como pólos de turismo de eventos e negócios e Londrina desponta como mais uma opção no destino do turista deste segmento. Segundo o ranking da ICCA - International Congress & Convention Association, em 2005 Foz do Iguaçu ocupa a quarta e Curitiba a sexta colocação, por número de eventos internacionais sediados.
O Calendário de Eventos
Uma das técnicas de comercialização deste produto turístico é o Calendário de Eventos, uma resenha das promoções antecipadamente programadas, de cunho social, cívico, agrícola, pecuário, folclórico, histórico, científico, técnico, cultural, religioso, esportivo, popular, etc., enumeradas em ordem cronológica e que é a forma mais eficaz para concentrar, divulgar e indicar tais acontecimentos, além de ser o procedimento mais racional e imediato de propagá-los até aos pólos emissores.
Objetivos do Calendário de Eventos
· Proporcionar um ordenamento cronológico dos eventos realizados no Estado;· Incentivar os promotores, oportunizando divulgar gratuitamente suas promoções;· Concorrer no mercado com um produto que desperte motivação por seus aspectos diferenciais;· Dinamizar a estrutura turística do núcleo receptor, gerando nova fonte de renda.
Fonte: Secretaria de Estado do Turismo do Parana
RUI TEIXEIRA
[croniquinha de segunda]
Há 10 anos
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